Rafting da Capetinga - 1 dia

Rafting da Capetinga - 1 dia

R$ 380,00

/ por pessoa

Duração

1 Dia

Corredeiras

Classe 3 ou 4

Temporada

Janeiro a Abril

O Rafting da Capetinga é um roteiro para aqueles que gostam de um pouco mais de emoção e realismo em suas aventuras, com um total de 9 km de extensão e em torno de 4 horas de duração. O percurso fica incrustado entre grandes montanhas, formando inúmeras corredeiras de alto nível que podem variar de classe 3 a 4+ de acordo com o volume de água do rio. Nas margens rochosas do rio caem cerca de 4 a 5 cachoeiras que só podem ser visitadas através do rafting.

Este roteiro é realizado no rio das Brancas, em São João D’aliança e inteiramente dentro de uma unidade de conservação, a RPPN Parque do Capetinga, localizado a 50 km de asfalto de Alto Paraiso e 30 km de São João D’aliança, com a entrada da fazenda quase em frente a lanchonete Portugal, do seu Zé Maria, na região conhecida como “pedra de amolar”.

O passeio começa na sede da fazenda Parque do Capetinga, onde nos encontramos com a equipe de operação para vestir os equipamentos de proteção individual e receber uma palestra sobre os comandos de remada, comandos de segurança e demais informações necessárias para a segurança.

Em seguida pegamos o transporte 4×4 e adentramos 6 km passando pela área de uso intensivo da fazenda e entrando na reserva por uma estrada que percorre o topo dos morros e passa por um tipo de cerrado composto por campinas de gramíneas baixas e poucas arvores, permitindo a vista de um vasto horizonte.

Chegando ao rio, entramos nos botes em uma área de remanso onde é realizado o treinamento prático das informações da palestra, o local fica em cima de uma linda corredeira conhecida como primeiro degrau onde começamos nossa aventura adentrando as montanhas.

O percurso vai gradativamente aumentando o nível das corredeiras, conforme também aumentam a altura das paredes rochosas nas margens. Nossa corredeira mais forte é uma classe 4, onde é preciso remar forte para passar dois refluxos em forma de “S”, a corredeira marca o início das cachoeiras laterais.

Após algumas seções com muitas corredeiras chegamos a primeira cachoeira lateral, onde paramos para comtemplar e tomar um banho em uma queda de água potável.

A sequência do passeio chega a uma seção de corredeiras que vai até o final do percurso, sendo umas das maiores seções continuas de corredeiras do Brasil! Durante esta etapa contemplamos as cachoeiras laterais de dentro do bote, as paredes rochosas se tornam mais confinadas e o rio fica mais divertido ainda!

O ponto final fica na junção entre um grande afluente, o Rio Corrente, que serve como limite da reserva. É um lugar de muito difícil acesso e raramente visitado, o único lugar plano em mais de 50 km de margem de rio, é o local onde nosso transporte 4×4 estará a nossa espera.

O retorno começa com uma subida muito íngreme saindo de uma depressão entre as montanhas e acessando o topo dos morros, onde percorreremos cerca de 12 km dentro da reserva retornando para a sede da fazenda.

 A estrada de retorno do rafting é um projeto de 11 anos de planejamento e acessa uma área antes totalmente isolada que por si só é um atrativo com muitas belezas naturais e existe a possibilidade de avistamento de animais como lobo guara, anta, quatis, tamanduás, onça parda e todo tipo de fauna do cerrado preservado da Chapada dos Veadeiros.

       Encerramos nosso passeio na sede da fazenda, onde é possível agendar um delicioso almoço preparado pela Ângela, uma cozinheira de mão cheia e mestre no tempero da comida Goiana.

Compartilhe:

Ainda com dúvidas?

Entre em contato conosco, podemoss tirar suas dúvidas, personalizar sua atividade e tornar a sua aventura única e inesquecível!