Rafting da Capetinga - 1 dia
- Chapada dos Veadeiros, GO - Brazil
R$ 380,00
/ por pessoa
R$ 380,00
/ por pessoa
1 Dia
Classe 3 ou 4
Janeiro a Abril
O Rafting da Capetinga é um roteiro para aqueles que gostam de um pouco mais de emoção e realismo em suas aventuras, com um total de 9 km de extensão e em torno de 4 horas de duração. O percurso fica incrustado entre grandes montanhas, formando inúmeras corredeiras de alto nível que podem variar de classe 3 a 4+ de acordo com o volume de água do rio. Nas margens rochosas do rio caem cerca de 4 a 5 cachoeiras que só podem ser visitadas através do rafting.
Este roteiro é realizado no rio das Brancas, em São João D’aliança e inteiramente dentro de uma unidade de conservação, a RPPN Parque do Capetinga, localizado a 50 km de asfalto de Alto Paraiso e 30 km de São João D’aliança, com a entrada da fazenda quase em frente a lanchonete Portugal, do seu Zé Maria, na região conhecida como “pedra de amolar”.
O passeio começa na sede da fazenda Parque do Capetinga, onde nos encontramos com a equipe de operação para vestir os equipamentos de proteção individual e receber uma palestra sobre os comandos de remada, comandos de segurança e demais informações necessárias para a segurança.
Em seguida pegamos o transporte 4×4 e adentramos 6 km passando pela área de uso intensivo da fazenda e entrando na reserva por uma estrada que percorre o topo dos morros e passa por um tipo de cerrado composto por campinas de gramíneas baixas e poucas arvores, permitindo a vista de um vasto horizonte.
Chegando ao rio, entramos nos botes em uma área de remanso onde é realizado o treinamento prático das informações da palestra, o local fica em cima de uma linda corredeira conhecida como primeiro degrau onde começamos nossa aventura adentrando as montanhas.
O percurso vai gradativamente aumentando o nível das corredeiras, conforme também aumentam a altura das paredes rochosas nas margens. Nossa corredeira mais forte é uma classe 4, onde é preciso remar forte para passar dois refluxos em forma de “S”, a corredeira marca o início das cachoeiras laterais.
Após algumas seções com muitas corredeiras chegamos a primeira cachoeira lateral, onde paramos para comtemplar e tomar um banho em uma queda de água potável.
A sequência do passeio chega a uma seção de corredeiras que vai até o final do percurso, sendo umas das maiores seções continuas de corredeiras do Brasil! Durante esta etapa contemplamos as cachoeiras laterais de dentro do bote, as paredes rochosas se tornam mais confinadas e o rio fica mais divertido ainda!
O ponto final fica na junção entre um grande afluente, o Rio Corrente, que serve como limite da reserva. É um lugar de muito difícil acesso e raramente visitado, o único lugar plano em mais de 50 km de margem de rio, é o local onde nosso transporte 4×4 estará a nossa espera.
O retorno começa com uma subida muito íngreme saindo de uma depressão entre as montanhas e acessando o topo dos morros, onde percorreremos cerca de 12 km dentro da reserva retornando para a sede da fazenda.
A estrada de retorno do rafting é um projeto de 11 anos de planejamento e acessa uma área antes totalmente isolada que por si só é um atrativo com muitas belezas naturais e existe a possibilidade de avistamento de animais como lobo guara, anta, quatis, tamanduás, onça parda e todo tipo de fauna do cerrado preservado da Chapada dos Veadeiros.
Encerramos nosso passeio na sede da fazenda, onde é possível agendar um delicioso almoço preparado pela Ângela, uma cozinheira de mão cheia e mestre no tempero da comida Goiana.
Pessoas acima de 10 anos de idade ou 1,50 metros (com autorização do responsável), que não tenham passado por procedimentos cirúrgicos recentemente, não tenham problemas graves de coluna ou cardíacos.
A atividade é considerada de fácil ou média dificuldade, variando com o volume de água do Rio. Não é preciso saber nadar e nem ter muito preparo físico, porém temos uma corredeira alta, em que o bote ao descer gera um impacto e por isto não indicamos para pessoas muito sedentárias ou com as restrições acima citadas.
As restrições são provenientes de uma análise sistemática dos riscos envolvidos, realizada através da melhoria contínua de um inventário de perigos e riscos que vem sendo alimentado desde o ano de 2010 e são definidas para que o participante seja informado previamente dos condicionantes necessários para uma atividade segura e divertida.
Agendamento deve ser realizado com no mínimo 24 horas de antecedência
OBS: O deslocamento leva cerca de 40 minutos de Alto Paraiso até o ponto de encontro no parque do Capetinga.
*Em caso de desistência ou cancelamento com 24 horas de antecedência devolução de 100% do valor.
Obs: Nesta atividade não temos estrutura para atender pessoas com necessidades especiais.
A atividade pode ser cancelada por fatores climáticos, evitando o risco ao cliente.
A única peça de roupa obrigatória é o tênis que possa molhar, nós indicamos para qualquer atividade ao ar livre, uma camisa de manga longa e calça comprida que oferecem proteção contra o sol e insetos, já que o local é bem preservado e cheio de vida silvestre, mas essas peças não são obrigatórias. Roupa de lycra, tipo roupa de academia, é a vestimenta ideal para o Rafting.
É importante que o calçado escolhido não seja muito robusto como uma bota de trilha, por exemplo, pois dificulta a natação, o ideal é o uso de calçado mais baixos como sapatilhas. O importante é a relação entre a proteção e a eficiência dentro da água, tornando os tênis os melhores e mais indicados.
Leve também um protetor solar e um repelente para evitar desconfortos, e por último e não menos importante, leve muita alegria e energia positiva!
Entrada na reserva Parque do Capetinga, transporte por 12 km em caminhonete 4x4 até entrada no rio, bote de rafting, coletes, capacetes e remos e ainda condutores muito capacitados com longa experiência em ambiente natural, que amam o que fazem e estarão te esperando com muita alegria e descontração.
O Transporte do destino de origem até o atrativo Parque do Capetinga, protetor solar, repelente contra mosquitos, alimentação, fotos do passeio, calçado e roupas apropriadas para a atividade.
A atividade em questão possui um inventário de perigos e riscos que é constantemente monitorado e alimentado pelos registros de incidente e acidentes, preenchidos diariamente pelos condutores.
Tais riscos são controlados pelos procedimentos e equipamentos de segurança que mantém os mesmos em níveis aceitáveis, porém é preciso que o cliente tenha consciência de quais são os riscos relacionados a atividade antes do ato da compra, são eles:
Lembre se! Para cada risco existem um ou mais formas de controlar, eliminar ou diminuir as consequências, por exemplo: para risco de afogamento temos coletes salva vidas específicos da atividade, para colisões com pedras temos capacetes e calçados, para enchentes temos um monitoramento de muitos anos neste percurso e um limite de volume aceitável e acima de tudo, nossa equipe de operação possui muita experiência em águas brancas e especificamente neste rio, sendo responsável pela primeira decida no ano de 2010 acumulando muita experiência neste trecho de rio.
Como em uma companhia aérea, que comunica a seus passageiros sobre os procedimentos de emergência em caso de queda da aeronave, nós da Veadeiros Rafting nos sentimos obrigados a informar os riscos envolvidos, mesmo que estaticamente o risco seja muito pequeno valorizando uma relação verdadeira de respeito com nossos clientes e colaboradores.
Entre em contato conosco, podemoss tirar suas dúvidas, personalizar sua atividade e tornar a sua aventura única e inesquecível!
Um novo olhar sobre a região da Chapada Dos Veadeiros, envolvendo uma imersão na natureza tão intensa, que só é possível vivenciar através do Rafting.
Veadeiros Rafting © 2024. All rights reserved.
Desenvolvido por informaTI