Quando ir à Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na sua experiência por lá. A região é marcada por longos períodos de chuva e de seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano.
O melhor período para a viagem à Chapada dos Veadeiros é no final das chuvas e início da seca, especialmente entre os meses de abril e julho. Nesse período, a paisagem ainda está verde, as cachoeiras estão com água e o pôr do sol é sempre espetacular. No auge das chuvas, entre novembro e março, as cachoeiras estarão com visual incrível, mas algumas trilhas podem ser fechadas devido ao risco de tromba d’água. Já no auge da seca, entre agosto e setembro, há maior risco de incêndio, o clima seco pode ser desconfortável e algumas cachoeiras estarão quase sem água. Para compensar, é nesse período que o pôr do sol estará mais deslumbrante.
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é bem grande e vale dividir a hospedagem em diferentes bases para economizar tempo de viagem entre os atrativos. As principais bases da Chapada dos Veadeiros para hospedagem são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, sendo que as duas primeiras estão bem próximas e é fácil se locomover entre elas. Já Cavalcante está mais distante e exige mais tempo de estrada até lá.
Alto Paraíso é a base com melhor infraestrutura e comércio, além de maior número de pousadas. É uma boa pedida para quem busca conforto e não faz questão de estar colado à entrada do Parque Nacional.
Já a Vila de São Jorge é o destino certo para quem quer ficar pertinho do parque e procura um clima mais alternativo na região. São Jorge tem boas pousadas, mas como a oferta é menor, os preços costumam ser mais altos por lá. Vale dizer que a Vila de São Jorge é uma delícia à noite e há bons restaurantes para curtir. Apesar de pequenina, ela costuma ser bem animada.
Cavalcante é recomendada para quem pretende explorar as cachoeiras da região, como a Cachoeira Santa Bárbara, a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru e as Cachoeiras do Prata. A cidade não oferece muitas pousadas e restaurantes, mas vale o pouso para facilitar o trajeto até as cachoeiras.
3 respostas